top of page
logos-ADRIANO-RIBEIRO.png
Ativo 1-8.png
Ativo 4-8.png
Ativo 5-8.png

Qual é o seu lugar no mundo?

  • Foto do escritor: Adriano Ribeiro
    Adriano Ribeiro
  • 25 de ago.
  • 2 min de leitura

Talvez essa seja a pergunta mais importante de uma vida, pois esclarece o nosso principal motor de ação e transformação: o nosso propósito.


Muita gente tem dificuldade de pensar em propósito por pensar que é algo que surge a partir do nosso nascimento, ou algo que precisa ser descoberto nas profundezas do nosso “autodesconhecimento”, sendo necessária uma jornada profunda de autoconhecimento para revela-la. Bom…só de pensar já ficamos cansados. De fato, algo assim assusta uns, cansa outros, até da um certo ranço, embora tenham pessoas que fiquei curiosas por essa investigação.


ree

Esse paradigma não é novo, ele começa desde os tempos da história onde culturalmente cortamos nosso cordão umbilical dos desejos e obrigações familiares que decidiam por nós o nosso caminho,  ou em filosofias como a de Jean Paul Sartre que nos questionava: é a nossa essência que precede a existência ou a existência precede a nossa essência? Ou seja, já nascemos com o nosso caminho trilhado, ou vamos desenvolvendo a partir das nossas vivências, acessos, experiências?


Ate gosto e ressoa comigo a ideia que temos um oficio aqui no mundo e que quando estamos jogando na nossa posição, não estamos mais sozinhos, o cosmos, o fluxo, o universo passa a jogar junto com a gente. Mas confesso que essa ideia ajuda muito quando o perseguido propósito ja esta claro e definido. E quando não está?


E se pensarmos na hipótese de que você não foi carimbado com o seu propósito quando nasceu, embora esteja mais presente do que imagina?!  Que não é sobre o tesouro perdido no qual você precisa achar. E se pensarmos que temos a decisão, hoje e agora, de defini-lo?! E que está tudo bem você mudar de propósito, pois se tudo muda, você muda, porque seu propósito não pode acompanhar a sua mudança? Isso facilitaria a nossa vida, não é? Simplifica a resposta da pergunta: qual é o meu lugar no mundo?


ree

Para ajudar nesta resposta eu recomendo um momento ou vários momentos de reflexões nas seguintes direções:


Quais são as coisas que naturalmente você gosta de fazer?

Quais são seus talentos atuais?

Quais são as coisas que espontaneamente as pessoas te reconhecem que você tem uma certa aptidão?


Essas são pistas dos seu lugar no mundo hoje, digo hoje porque amanhã pode ser outro, ainda bem!


Proposito se define!

Não nasce com um pré definido!


Pessoas sem propósito vivem alienadas, no automático, estando a deriva. Construa seu repertório de futuro cheio de intenções, planos, metas e objetivos que te façam vibrar e te levem pra frente,  pois neste fluxo da vida se você não decidir sobre seu caminho, a vida vai decidir por você!


Isso fez sentido para você?


Acompanhe os demais conteúdos neste blog. Por aqui você vai achar muitas coisas legais sobre criatividade, autoconhecimento e mentalidade empreendedora que vai te ajudar a construir o seu repertório de futuro cheio de propósito.


Agora me conta aqui,


Qual é o seu lugar no mundo?



Adriano Ribeiro é palestrante, consultor, empreendedor em criatividade aplicada ao desenvolvimento humano e à cultura organizacional.

 
 
 

Comentários


bottom of page